sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Sobre o exame TOEFL

O TOEFL(Test of English as Foreign Language) é um exame de proficiência na língua inglesa, muitas vezes necessário como pré-requisito para estudar em instituições onde se fala o idioma inglês. Ele é aceito por muitas instituições estrangeiras, praticamente aceito em todas da Austrália, Canadá e Estados Unidos e Reino Unido que participam do Ciência sem Fronteiras.

O teste é aplicado em datas pré agendadas, em várias cidades, geralmente nas Sextas e Sábados. No site oficial você encontra a lista de datas e locais. O valor gira em torno de 220 dólares. Aqui no Brasil o pagamento é feito por meio de cartão de crédito internacional.

O teste possuí duas modalidades: IBT(Internet Based Test) e PBT(Paper Based Test). Geralmente no Brasil é aplicado IBT que é feito no computador, eu fiz esse. Agora um pouco mais sobre o TOEFL IBT.

O teste é dividido em 4 bandas de 0-30 pontos cada, sendo elas Reading, Listening, Speaking e Writing.

Mais do que saber estruturas gramaticais da língua, você deve conhecer as técnicas e estratégias para fazer o exame, além de fazer simulações para lidar com o tempo que é muito corrido.

Reading
Esta seção é de geralmente 50 minutos. Você tem que ler 3 textos acadêmicos e responder as perguntas de múltipla escolha. Quando eu prestei, os textos foram sobre: Era do gelo(glaciação), Homem Primitivo(primeiros utensílios e plantações) e Migração de Pássaros.

Você não precisa saber todas as palavras no texto, mas deve ser capaz de extrair as ideias principais e entender todo o contexto. Têm muitas questões do tipo "A palavra X no trecho Y pode ser substituída por qual palavra?"

Nessa seção você deve saber duas técnicas muito importantes: skimming and scanning, procure saber um pouco mais sobre isso.

Listening
Esta é a seção mais puxada na minha opinião  É composta por alguns áudios de +/- 7 minutos. Geralmente são pedaços de aulas e conversas de corredor entre aluno e professor. Quando fiz, os áudios eram sobre aula de biologia e sociologia. Você pode fazer anotações durante os áudios,  é altamente recomendado devido ao tamanho das conversas. As perguntas são de múltipla escolha durante essa seção.

Speaking
Está a foi a parte mais tranquila pra mim. Você terá duas tarefas basicamente, perguntas diretas e comentar sobre alguns áudios, é meio que um listening + speaking. Você tem 45 segundos de resposta e 15 segundos de preparação por questão.

Quando fiz, não me lembro todas as questões, mas uma das questões diretas foi do tipo "O que você pode fazer para contribuir com o meio ambiente na sua cidade?".

Depois teve um áudio sobre a reforma do espaço de música da faculdade, e deu alguns detalhes. Com base no que ouvi tive que dar minha opinião sobre música na escola.

Também teve uma conversa sobre um estudante que queria ir pra casa(estudava fora) mas tinha trabalhos pra fazer, e não sabia o que fazer, você deveria dar sua opinião a respeito.
Por último um áudio da aula de biologia sobre um peixe, então também tive que responder perguntas sobre o assunto.

Nessa parte é importante falar limpamente, nem muito devagar e nem muito rápido. Dependendo do ambiente da sala do teste terá outras pessoas falando ao mesmo tempo, e tem gente que fala alto, o que desconcentra, isso ocorreu comigo, mas o importante é você se concentrar ao máximo, não ter vergonha de quem está do lado, e se possível apertar seu fone no ouvido para tentar abafar o som o máximo possível.

Writing
Nesta seção você terá duas tarefas. Ler um texto e resumir com suas palavras(20 minutos). Tive que ler e resumir um texto sobre o derramamento de óleo no oceano.

A segunda tarefa é escrever um texto(essay), geralmente entre 4 e 5 parágrafos, 300 palavras(30 minutos). Os temas são muito variados, mas geralmente com a seguinte estrutura:
  • Compare A com B qual você prefere(ex: Compare se é melhor trabalhar em casa ou no escritório. Qual você prefere?). Geralmente 5 parágrafos(Introdução, Ponto A, Ponto B, Sua preferência, Conclusão). 
  • Você concorda com(ex. Você concorda que o governo deve aumentar o investimento em esportes?dê exemplos e razões para apoiar seu ponto de vista.). Geralmente 5 ou 4 parágrafos(Introdução, Razão 1, Razão 2, Razão 3, Conclusão)
  • Imagine(ex. Imagine que irá para os EUA em 1 mês, o que irá fazer lá). 
      Tópicos de essay para TOEFL IBT: clique aqui

Dica: pratique, pratique e pratique.

Links para estudo:




quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Dicas sobre formulário e documentos

O programa ciência sem fronteiras possuí algumas deficiências relativo a disponibilização de informações, problemas de formulários e atrasos no prazos. Segue algumas dicas para você não perder prazos e ficar de fora!

Formulários do portal: não deixe para preencher os formulários de última hora! Entre constantemente no portal do ciência sem fronteiras para ver se abriu alguma chamada ou liberou algum formulário para preencher. Os formulários constantemente apresentam problemas, acredito que devido ao grande número de acessos ou problemas de desenvolvimento. Então quanto mais cedo entrar para preencher os dados melhor, pois de tiver alguma problema você terá tempo de ligar no 0800 e solicitar informações e providências.

Homologação(validação dos requisitos e documentos): peça ao professor coordenador do programa na sua instituição para fazer sua homologação a partir do primeiro dia que a data for liberada, pois esse sistema também apresenta muito problemas, e se isso ocorrer vocês terão tempo para  ligar no 0800 e solicitar informações e providências.

Formulários do parceiro: muita atenção nessa hora, preencha com muito cuidado. Se for um formulário em inglês, espanhol, italiano, francês etc é importante evitar cometer erros no idioma, pois sua escrita pode ser usada como critério de avaliação.


Passaporte: se achar que tem boas chances de conseguir, tire seu passaporte antes mesmo de sair os resultados, pois os resultados podem sair de última hora e ficar muito corrido para você correr atrás de passaporte.  No meu caso fiz isso, e os resultados atrasaram, e no formulário que tive que preencher pra NVCC pediram o número do meu passaporte, se eu não tivesse, não sei o que poderia ter feito para enviar o formulário, uma vez que era uma informação requerida.
Para obter o passaporte precisa preencher um formulário em http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte e agendar uma data na cidade de sua preferência.

O programa "Ciências sem Fronteiras"

O programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal para enviar estudantes brasileiros para estudar nas melhores instituições do mundo, também para atrair cientistas para o Brasil.

Há bolsas disponíveis para estudantes de nível superior(bacharel, tecnólogo e mestrado-doutorado), em várias áreas do conhecimento.

O programa oferece bolsas em diversos países como: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Portugal e muitos outros. Os principais critérios para a seleção do estudante são:
  • Ser estudante de nível superior
  • Ter bom desempenho acadêmico
  • Ter obtido nota maior que 600 no ENEM a partir de 2009
  • Apresentar exame de proficiência no idioma do país, caso exigido. Os exames mais comuns no caso do inglês são o TOEFL e IELTS. A nota exigida varia de acordo com a instituição.
As principais etapas do programa são:
  • Preenchimento do formulário online da chamada que quer concorrer.
  • Homologação da sua inscrição(validação dos requisitos e documentos) pela sua instituição de ensino.
  • Homologação pela CAPES
  • Seleção pela instituição de ensino
Depois de selecionado pela instituição de ensino parceira, você recebera da CAPES e da instituição e-mails com informações, como documentos e prazos.

Web Site do programa para maiores informações:  http://www.cienciasemfronteiras.gov.br